top of page
FITOTERAPIA

Fitoterapia literalmente quer dizer terapia através das plantas, é conhecida em diversos povos desde a antiguidade. Na China os primeiros registros datam de aproximadamente três mil anos, época em que os livros eram escritos em pergaminhos, casco de tartaruga e seda. 

Uma fórmula fitoterápica chinesa poderá englobar quatro ou mais plantas e cada uma delas com objetivos bem definidos, que vão desde impedir efeitos colaterais indesejados a encaminhar os agentes principais ao local da doença.

Atualmente no Brasil são comercializadas diversas Fórmulas Magistrais chinesas, que são compostos fitoterápicos, com mais de 2.000 anos estudo e uso.  

As pesquisas e prática clínica da fitoterapia brasileira demonstram igualmente grande eficácia no alívio do sofrimento físico e psíquico, como tratamento integral ou complementar à medicina alopática. 

As propriedades medicinais das plantas podem ser transmitidas através de chás, tinturas, óleos, extratos ou da planta seca e triturada, formando cápsulas e comprimidos 

Também como terapêuticas externas o reino vegetal e mineral podem propiciar profunda limpeza, harmonização e equilíbrio da saúde emocional e física. Seja na forma de compressas, emplastros, banhos, escalda pés e inalações.

A argila propicia efeitos anti-inflamatórios, regenerativos e purificadores, quando aplicada sob a pele. 

 

No nível psíquico ajuda a liberar toxinas mentais e emocionais acumuladas nos órgãos ou canais de energia do corpo,além de promover ação estruturante nos corpos sutis. 

Na forma de escalda pés (pedilúvio), plantas como o eucalipto e o capim cidreira beneficiam diretamente a psiquê, ajudando a limpar padrões e cargas mentais e emocionais que se acumulam na forma de tensão na parte superior do corpo.   

No nível físico atuam no sistema nervoso central, promovendo sensação de alívio e relaxamento.

bottom of page